Psicologia

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento, os processos mentais e a relação entre eles em todo o seu domínio. Estuda o Homem como um todo, desde os seus aspetos cognitivos, emocionais, sociais e morais, bem como os fatores determinantes de todos esses aspetos do comportamento humano.

A intervenção por nós realizada privilegia um trabalho interdisciplinar entre os vários contextos (familiar, escolar, etc.) de forma a dar uma resposta global e compreensiva face às necessidades do indivíduo.

O principal objetivo foca-se na promoção do desenvolvimento psicoafectivo normal e na intervenção em perturbações mentais e afetivas.

O que faz um Psicólogo na infância e adolescência?
Recolhe informação junto da criança/jovem, pais, cuidadores e/ou contexto pré-escolar ou escolar (anamnese);
. Avalia através de instrumentos científicos;
. Diagnostica ou deteta sinais, sintomas ou dificuldades nas mais diversas áreas, que podem afetar a qualidade de vida da criança/jovem;
. Intervém junto da criança/jovem e/ou dos contextos que o envolvem dependendo da análise realizada anteriormente;

Como?
. Promove-se uma aliança terapêutica onde a criança/jovem confia em nós e permite assim abrir espaço para se expressar emocionalmente, livre de juízos de valor;
. De forma lúdica (jogos, desenhos, histórias, puzzles, brinquedos); ….
. Com fichas de trabalho realizadas interativamente que permitem trabalhar atenção, concentração, memória, lateralidade, lógica, raciocínio…;
. Trabalha-se de forma prática os métodos e organização para o estudo!
. Através de dilemas moldamos e reflectimos em comportamentos e comunicação mais assertiva, competências pessoais e sociais adequadas;
. Ajudamos a criança e o jovem a sentir-se melhor e damos “dicas” aos pais para melhor conseguirem gerir determinada situação ou problema.

Que tipo de situação ou Problema?
. Perturbações do Humor (depressão), choro frequente e isolamento;
. Perturbações de ansiedade (ansiedade de separação, ataques de pânico, ansiedade social, fobia específica, enurese/encoprese);
. Retrocesso em comportamentos (por exemplo voltar a fazer xixi na cama, voltar a pedir chupeta);
. Perturbações do comportamento [comportamento anti-social (mentiras, roubos); oposição-desafio, agressividade, birras];
. Problemas de aprendizagem específicos como dislexia, disortografia, discalculia, dificuldades de aprendizagem ou quebra no rendimento escolar;
. Problemas de atenção/concentração em diferentes contextos ou PHDA;
. Problemas alimentares (obesidade, bulimia, anorexia, falta de apetite);
. Queixas somáticas (dores de cabeça, barriga sem aparente causa médica);
. Défices cognitivos;
. Dificuldades de relacionamento interpessoal (reduzidas competências pessoais, emocionais, sociais);
. Problemas de auto-estima;
. Dificuldades em situações de transição de vida (perdas, luto, divórcio, mudanças de contexto);
. Educação parental (competências ao nível de promoção de parentalidade positiva).